quarta-feira, 1 de junho de 2011

Obtendo Energia Através Da Osmose


Lilypad é uma cidade anfíbia desenhado por Vincent Callebaut. Ao contrário de outras cidades, que flutua no oceano, e é capaz de acomodar 50.000 habitantes. Pela integração de todas as energias renováveis (solar, térmica e fotovoltaica energias, eólica, hidráulica, estação de energia das marés, energia osmótica, biomassa).


A humanidade vem pesquisando a séculos a melhor forma de se produzir energia de forma barata e que não polua o meio ambiente alternativas já foram propostas, mas muitas são inviáveis. Entre elas podemos citar a energia solar (alto custo para produção das placas fotovoltáicas), energia eólica (os cataventos gigantes modificam a paisagem e tendem a causar problemas com aves), hidroelétrica (espaço que ocupa e danos a natureza), termoelétricas(necessita de combustiveis fosséis que geram muito CO2 que por consequência prejudicam a camada de ozônio), energia nuclear (alto risco de contaminação e lixo radioativo sem destino adequado) e energia atravez do Hidrogênio (dificuldade em conserva-lo, alto custo de obtenção, obtenção apartir de combustiveis fósseis[forma mais viável de obte-lo, pode-se obte-lo da desmembração das moleculas de H2O porém é muito caro difícil e demanda muita energia]).

A energia azul ou energia através da osmose ainda é pouco conhecida os primeiros estudos foram feitos ainda nos anos 1950, mas não houve muito progresso. Agora existe um projeto piloto onde pretendem construir uma hidroelétrica osmótica na Europa utilizando o lago Ijsselmeer que é o maior lago artificial da Europa.Pretendem construir essa hidroelétrica até 2020 e a mesma será capaz de gerar duzentos megawatts o suficiente para abastecer trezentas mil casas residenciais.

O Brasil pode se tornar um grande explorador desta tecnologia, pois possui inúmeros rios e no encontro entre cada foz e o mar pode ser implantada uma hidroelétrica com esse fim, sendo que nosso país possui uma grande quantia de bacias hidrográficas, imagine a quantidade de energia que é desperdiçada por dia, só o Rio Amazonas poderia gerar 14 vezes mais energia que a usina de Itaipu ou seja 196.000 megawatts.

O processo consiste na extração dos íons positivos e negativos do sal, na água do mar em contato com duas placas (baseada em polietileno eletricamente modificado), que extraem cada uma um tipo de íon positivo ou negativo gerando pólos, através da osmose com água doce (ela é capaz de reter íons de sal, mas não a água, gerando um fluxo de água em direção à água salgada). Aplica-se uma pressão maior na água salgada, invertendo este processo. A extração de íons positivos e negativos é de igualdade, pois um CL- para um NA+. A energia extraída pelo processo pode ser armazenada em baterias.Na prática o processo exige um grande controle da pressão para se aproveitar a energia a osmose tem de ser retardada,além do mais se o compartimento que contem a água do mar estiver vedado, a pressão no seu interior aumentará progressivamente até um máximo teórico de 26 bars o que corresponde a uma coluna da água de duzentos e setenta metros de altura e essa pressão pode ser utilizada para gerar energia também. O potencial de geração de eletricidade a partir da osmose pode atingir 1.600 TWh em todo o mundo segundo pesquisas.
Mas desviar o curso de rios para a construção de novas usinas poderia causar um desastre ambiental. Para evitar impactos desastrosos é necessário calcular a alteração ou canalizar o rio através de canos para uma hidrelétrica a fim de realizar o processo e a água salgada do final do processo deve ser devolvida ao mar.
Custo é um fator negativo. As membranas semipermeáveis são muito caras. Porém as membranas devem se tornar mais baratas com o passar dos tempos, afinal novas tecnologias com essas membranas estão sendo testadas a fim de reduzir os custos. Os custos da geração da energia assemelham-se aos da energia eólica. Estima-se que uma usina do tamanho de dois campos de futebol custe aproximadamente US$ 600 milhões.

Recomendo visualizar alguns videos do Youtube sobre o assunto é muito interessante.

0 comentários:

Postar um comentário